Avaliação de Desempenho

Em princípio a Avaliação de Desempenho tem por objetivo avaliar o desempenho dos funcionários, certo?

Deveria ser, mas infelizmente o objetivo foi muito desviado. Sim, porque um dos  usos mais frequentes foi o de identificar quais funcionários deveriam ter aumento de salário e quais deveriam ser demitidos, apenas.
Essa situação causa o que chamamos de “crise de credibilidade”, que é quando os funcionários, tanto avaliadores como avaliados, deixam de acreditar na ferramenta.
Por isso enfatizamos que a “AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMEÇA QUANDO TERMINA” consignando que somente após o preenchimento do questionário é que começamos a trabalhar os resultados.

É o Enfoque Desenvolvimentista que reforça o tratamento dos resultados com contribuição para vários pontos do processo. Pode-se avaliar o subordinado e definir-se prioridades. Pode-se, também, avaliar o conjunto do departamento permitindo definir-se prioridades na Gestão. E é uma excelente ferramenta de levantamento de necessidades de desenvolvimento e de gestão. Aliás enfatizamos que a A.D é uma FERRAMENTA DE GESTÃO e não apenas uma ferramenta de RH.

Mas, para isso é necessário continuar monitorando o processo. Assim você poderá mensurar os resultados e demonstrar em gráficos comparativos o desenvolvimento e resultados conquistados. Por exemplo:

  • Você sabe em que momento do processo sua empresa encontra-se?
  • Os gestores consideram a Avaliação de Desempenho importante?
  • Os gestores sentem-se preparados para dar feedback?
  • Após o preenchimento do formulário “todos” os colaboradores recebem o feedback e elaboram o plano de desenvolvimento?
  • Após a tabulação dos formulários os dados são transformados em gráficos divulgados para conhecimento e acompanhamento?

Se você respondeu não ou ficou em dúvida em relação a essas questões, seria interessante repensar o processo.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de enorme potencialidade, mas é necessário “fazer certo as coisas certas” citando Peter Drucker.

Conheça aqui uma metodologia focada para o resultado da A.D desenvoldida pelo Prof. Bernardo Leite.

Sua formação em Psicologia com especialização em Adm. de Empresas é aliada a experiência em diversos cargos diretivos em empresas nacionais e multinacionais. É professor em nível de Pós Graduação (FGV e Mauá). Atualmente coordena a Pós em Gestão de Pessoas do Instituto Mauá de Tecnologia.
Especialista em Desenvolvimento Organizacional, reconhecidamente um dos maiores nomes em Planejamento Estratégico. Autor dos livros “Ciclo de Vida das Empresas” e “Dicas de Feedback – Ferramenta Essencial da Liderança”, este último baseado em sua pesquisa sobre o tema.

Alguns Clientes: Akzo Nobel, Demag Cranes, CELPE, Livraria Saraiva, Itautec, Bradesco Seguros, RDC, entre muitas outras.

Contato:
Telefones:(11) 2532-9821 / (11) 99408-8347
E-mail: assessoria@bernardoleite.com.br

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