Este tema tem norteado grande parte das ações na Gestão de Recursos Humanos das organizações. No entanto reconhecemos uma simplificação excessiva no enfoque por parte de algumas delas. Por vezes o enfoque resvala para um caráter prescritivo quando se listam conhecimento, habilidades e atitudes muitas vezes impossíveis de serem encontrados em uma só pessoa. O real conceito de competência transcende á qualificação para uma determinada posição. Ou seja, os modelos de competências destinam-se a suprir as Competências Essênciais da Organização que são definidas pelo Planejamento Estratégico. É a serviço dessas Competências Essenciais que se fundamenta a Gestão por Competências. Portanto, não são quaisquer conhecimentos, habilidades ou atitudes que possa-se chamar de competências nas organizações.
Outro foco desse tema é o de demonstrar uma Visão Global do Processo de Gestão por Competência.
Resultados
A Gestão por Competências trouxe benefícios indiscutíveis para as organizações. Um dos primeiros pontos refere-se definição do foco de atuação nos resultados do negócio. Outra facilidade foi a de conjugar, no conceito, os aspectos de habilidades, potencial, desempenho e desenvolvimento do profissional. Enfim, dessa maneira podemos priorizar o profissional ao cargo, de maneira a aproveitar os recursos disponíveis aos resultados do negócio e possibilitar maior abrangência de atuação atendendo ás necessidades da nova gestão.