Gestão por Competência

Este tema tem norteado grande parte das ações na Gestão de Recursos Humanos das organizações. No entanto reconhecemos uma simplificação excessiva no enfoque por parte de algumas delas. Por vezes o enfoque resvala para um caráter prescritivo quando se listam conhecimento, habilidades e atitudes muitas vezes impossíveis de serem encontrados em uma só pessoa. O real conceito de competência transcende á qualificação para uma determinada posição. Ou seja, os modelos de competências destinam-se a suprir as Competências Essênciais da Organização que são definidas pelo Planejamento Estratégico. É a serviço dessas Competências Essenciais que se fundamenta a Gestão por Competências. Portanto, não são quaisquer conhecimentos, habilidades ou atitudes que possa-se chamar de competências nas organizações.

Outro foco desse tema é o de demonstrar uma Visão Global do Processo de Gestão por Competência.

Resultados

A Gestão por Competências trouxe benefícios indiscutíveis para as organizações. Um dos primeiros pontos refere-se definição do foco de atuação nos resultados do negócio. Outra facilidade foi a de conjugar, no conceito, os aspectos de habilidades, potencial, desempenho e desenvolvimento do profissional. Enfim, dessa maneira podemos priorizar o profissional ao cargo, de maneira a aproveitar os recursos disponíveis aos resultados do negócio e possibilitar maior abrangência de atuação atendendo ás necessidades da nova gestão.

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