Apresentação – Dicas de Feedback II

Este livro dá continuidade às análises sobre o tema FEEDBACK, buscando maior abrangência, tendo em vista as enormes transformações na gestão e nas relações em geral pelas quais passamos.

A vida sempre estará em constante transformação em um maravilhoso movimento de evolução. Assim acontece com as relações, com os negócios, com a gestão empresarial e conosco também.

Nesse processo de transformação ocorrem mudanças, que, muitas vezes, exigem alguma adaptação. Às vezes é difícil deixar velhos hábitos e, por outro lado, algumas mudanças provocam aceitações com análises insuficientes para a mudança. Hoje temos presenciado análises superficiais, que fazem eco ao enfoque de Zygmunt Bauman (Modernidade Líquida), onde se preconiza a fluidez e agilidade, a mobilidade e obsolescência e superficialidade nos posicionamentos. Bem, estamos em fase de transição e, afinal é preciso amadurecer a análise.

Mas, sem dúvida, são novas visões, são novas oportunidades. Temos muito a desenvolver.

E é por essa razão que estamos dando continuidade ao tema Feedback.

Todas as mudanças são importantes, mas queremos privilegiar a nossa vigilância para a manutenção e permanência do nosso sentido de humanização das relações, tanto como prática e princípio como característica da nossa espécie. 

Entendemos que além do objetivo de desenvolvimento o feedback atende as necessidades humanas importantes como: atenção, reconhecimento, orientação, auto estima, enfim, à aspectos diferenciais da nossa especial raça humana e que nos torna muito, muito especiais.

Por isso que o feedback, para esse momento, torna-se especialmente oportuno.

A tecnologia nos possibilita uma dinâmica fantástica em termos de mobilidade, rapidez e facilidades, mas não deve substituir a relação objetiva e pessoal, mesmo que virtual. Sim, é perfeitamente possível uma relação mais pessoal, mesmo que pelos meios digitais, provocando sensações virtuais de aproximação e atenção. Esse é um risco que a tecnologia pode propiciar, nos convidando para o imediato, rápido, “insípido”.

Como vamos ressaltar o reconhecimento e desenvolvimento será inevitável tratar do Feedforward, das Novas Tendências da Avaliação de Desempenho, dos aspectos culturais da comunicação em geral e de alguns conceitos psicológicos importantes para a liderança e para uma aproximação mais humana entre as pessoas e os resultados.

E, além dessas considerações apresentamos, ao final, no “Painel de Feedbacks”, uma sugestão de competências e enfoques de feedback como recomendações às ações da liderança específicas para alguns segmentos empresariais importantes. Essas são recomendações de experiencias bem sucedidas de líderes de vários segmentos na atuação do processo de administração do desenvolvimento de suas equipes. Importante frisar que essas recomendações não são oferecidas, apenas, para o retorno da avaliação de desempenho e são sugestões de opções de forma geral, para o dia a dia da gestão.

E é fundamental adaptar a ação aos aspectos da cultura vigente da organização.

Por fim reforçamos que, sem qualquer dúvida, a aplicação do feedback, por mais que possa ter se notabilizado pela ação de retorno dos dados da avaliação de desempenho, encontra sua maior eficácia na aplicação diária da gestão. E é nesse sentido que enfatizamos a sua importância, presencialmente ou à distância.  

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