A Empresa Pública e a Avaliação de Desempenho

A empresa pública é aquela administrada pelo poder de governo para atendimento de interesse público e que, apesar de possuir expectativa de resultados sociais, também precisa alcançar resultados concretos de retorno de seus objetivos primários. Como a empresa pública está presente em diversos segmentos empresariais os seus resultados podem ser medido de diversas formas como: quantidade e qualidade de atendimentos, entregas realizadas, avaliação de mercado e faturamento entre outros.

E apesar de que a ênfase nos aspectos financeiros e de lucratividade de resultados não seja seu único objetivo, ela encontra forte pressão em regulamentações, controles de orçamentos e legislação específica além de contratos de gestão que estabelece critérios de desempenho e gerenciamento de pessoas.

Sua dinâmica pode ser um pouco diferente, mas os princípios se aplicam completamente, principalmente porque o seu corpo funcional apresenta as mesmas necessidades e expectativas do corpo funcional das empresas privadas, afinal são pessoas.

Esse é o fator que democratiza e equilibram as ações e necessidades em todas as empresas de qualquer tamanho, segmento, tecnologia, tipo de sociedade e etc. Dessa forma as necessidades de liderança, reconhecimento, expectativas de desenvolvimento, meritocracia, segurança, relacionamento e outros estarão sempre presentes. Mesmo o seu desenvolvimento é um fator concreto, pois apesar de enfrentar, eventualmente, uma descontinuidade administrativa por conta de indicações de governo, sua ação profissional é, na sua grande maioria, conduzida pelo pessoal de carreira. Eles tocam o negócio.

Neste caso precisamos conjugar dois fatores. Eles são: a necessidade de controle, regulamentações, e todo o aparato de acompanhamento da gestão em nome da transparência que uma empresa pública requer para prestar contas á sociedade e, de outro lado, a necessidade de acompanhamento e desenvolvimento dos servidores em nome de seu comprometimento e engajamento aos objetivos do negócio. Afinal, eles tocam o negócio.

É nesse sentido que utilizamos a Avaliação de Desempenho como uma ferramenta perfeita para atender essa conjugação de fatores. Evidentemente estamos falando da Avaliação de Desempenho em sua mais atual versão onde o condicionante desenvolvimento é fator chave de sucesso. Essa versão atual extrapola os objetivos de apenas identificar níveis de desempenho e uma escala de ranking, mas principalmente avança no sentido de administrar a melhoria de desempenho dos funcionários, equipes e da própria organização. Costumamos afirmar que a Avaliação de Desempenho começa quando termina, isto é, somente após a identificação do nível de atendimento com o preenchimento do questionário de avaliação é que começa o processo de identificação das necessidades e a definição do processo de desenvolvimento em foco. Evidentemente que essas fases precisam ser conduzidas com forte proximidade e comunicação entre as partes na realização do feedback e na preparação e acompanhamento do Plano de Ação.

Dessa forma atenderemos á necessidade de oficialização dos dados de desempenho, até para possibilitar ações de meritocracia com eventuais aumentos e promoções dentro dos procedimentos regulamentares, atendendo á uma parcela da população e, ao mesmo tempo, é dada continuidade na gestão do desenvolvimento do restante da população de maneira a atender a toda estrutura do negócio de acordo com suas possibilidades.

Além dessa dinâmica a visão atual da Avaliação de Desempenho aproveita para trabalhar estatisticamente os resultados para dar suporte aos gestores com base fundamentada em suas próprias avaliações.

Temos tido excelentes resultados com essa dinâmica de atuação do processo de Avaliação de Desempenho, evidentemente que com a preparação da estrutura e com a adequação da sistemática. Mas é extremamente eficaz, tanto pela melhor condução do processo de avaliação de desempenho como pelo atendimento mais global dirigido aos resultados finais, isto é, melhoria do desempenho geral para o próprio negócio por meio do desenvolvimento dos servidores. É uma ação de resultados!

Bernardo Leite > assessoria@bernardoleite.com.br

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