A Empresa Pública e a Avaliação de Desempenho

A empresa pública é aquela administrada pelo poder de governo para atendimento de interesse público e que, apesar de possuir expectativa de resultados sociais, também precisa alcançar resultados concretos de retorno de seus objetivos primários. Como a empresa pública está presente em diversos segmentos empresariais os seus resultados podem ser medido de diversas formas como: quantidade e qualidade de atendimentos, entregas realizadas, avaliação de mercado e faturamento entre outros.

E apesar de que a ênfase nos aspectos financeiros e de lucratividade de resultados não seja seu único objetivo, ela encontra forte pressão em regulamentações, controles de orçamentos e legislação específica além de contratos de gestão que estabelece critérios de desempenho e gerenciamento de pessoas.

Sua dinâmica pode ser um pouco diferente, mas os princípios se aplicam completamente, principalmente porque o seu corpo funcional apresenta as mesmas necessidades e expectativas do corpo funcional das empresas privadas, afinal são pessoas.

Esse é o fator que democratiza e equilibram as ações e necessidades em todas as empresas de qualquer tamanho, segmento, tecnologia, tipo de sociedade e etc. Dessa forma as necessidades de liderança, reconhecimento, expectativas de desenvolvimento, meritocracia, segurança, relacionamento e outros estarão sempre presentes. Mesmo o seu desenvolvimento é um fator concreto, pois apesar de enfrentar, eventualmente, uma descontinuidade administrativa por conta de indicações de governo, sua ação profissional é, na sua grande maioria, conduzida pelo pessoal de carreira. Eles tocam o negócio.

Neste caso precisamos conjugar dois fatores. Eles são: a necessidade de controle, regulamentações, e todo o aparato de acompanhamento da gestão em nome da transparência que uma empresa pública requer para prestar contas á sociedade e, de outro lado, a necessidade de acompanhamento e desenvolvimento dos servidores em nome de seu comprometimento e engajamento aos objetivos do negócio. Afinal, eles tocam o negócio.

É nesse sentido que utilizamos a Avaliação de Desempenho como uma ferramenta perfeita para atender essa conjugação de fatores. Evidentemente estamos falando da Avaliação de Desempenho em sua mais atual versão onde o condicionante desenvolvimento é fator chave de sucesso. Essa versão atual extrapola os objetivos de apenas identificar níveis de desempenho e uma escala de ranking, mas principalmente avança no sentido de administrar a melhoria de desempenho dos funcionários, equipes e da própria organização. Costumamos afirmar que a Avaliação de Desempenho começa quando termina, isto é, somente após a identificação do nível de atendimento com o preenchimento do questionário de avaliação é que começa o processo de identificação das necessidades e a definição do processo de desenvolvimento em foco. Evidentemente que essas fases precisam ser conduzidas com forte proximidade e comunicação entre as partes na realização do feedback e na preparação e acompanhamento do Plano de Ação.

Dessa forma atenderemos á necessidade de oficialização dos dados de desempenho, até para possibilitar ações de meritocracia com eventuais aumentos e promoções dentro dos procedimentos regulamentares, atendendo á uma parcela da população e, ao mesmo tempo, é dada continuidade na gestão do desenvolvimento do restante da população de maneira a atender a toda estrutura do negócio de acordo com suas possibilidades.

Além dessa dinâmica a visão atual da Avaliação de Desempenho aproveita para trabalhar estatisticamente os resultados para dar suporte aos gestores com base fundamentada em suas próprias avaliações.

Temos tido excelentes resultados com essa dinâmica de atuação do processo de Avaliação de Desempenho, evidentemente que com a preparação da estrutura e com a adequação da sistemática. Mas é extremamente eficaz, tanto pela melhor condução do processo de avaliação de desempenho como pelo atendimento mais global dirigido aos resultados finais, isto é, melhoria do desempenho geral para o próprio negócio por meio do desenvolvimento dos servidores. É uma ação de resultados!

Bernardo Leite > assessoria@bernardoleite.com.br

Similar Articles

Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Eficiência X Eficácia 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. 2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o
E Vc, o que pensa? Nova série de vídeos (10 a 15 m) sobre temas em Gestão de Pessoas com abordagem que levanta questões e reflexões.
Breve reflexão sobre o p... Capítulo do livro "Será que minha empresa é assim"? Lançado em ebook e com lançamento presencial para o 3o. trimestre de 202
Porque feedback é preser... PORQUE FEEDBACK É FATOR DE SAÚDE MENTAL Do estigma da crítica a protetor da saúde mental Interessante comentar, rapidamente, como surgiu esse tema. Como muitas outras coisas
Feedback na era digital A IMAGEM É A MENSAGEM Sem dúvida não podemos continuar fazendo a nossa comunicação e oferecendo feedback da forma como fazíamos.Tudo evolui, principalmente quando somos influenciados por
Apresentação: Implantan... Apresentação no CBTD 22
PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Depoimentos sobre o curso... Obs. Omitimos os nomes dos depoentes por não termos solicitado a autorização para divulgação via site. ” O treinamento foi uma rica troca de experiências e um
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Feedback é o princípio,... O jogo de palavras do título busca identificar a importância desses dois conceitos fundamentais da gestão de pessoas e a sua interrelação e complementação. Isto é, enquanto
Ninguém é substituível Não, não é um erro de digitação. O título é esse mesmo! Ninguém é substituível! Não há dúvida de que uma tarefa pode ser desempenhada por qualquer
WORKSHOP: As novas tendê...   Data: 16 de Novembro de 2017  – das 8:30 ás 12:30hs Local: Rua Cunha, 51 (a duas quadras do Shopping e Metrô Santa Cruz) Investimento: R$ 250,00
Tudo é teatro TUDO É TEATRO! Adoro essa expressão (de Augusto Boal, famoso teatrólogo e escritor), que reflete, com muita propriedade, as relações empresariais. E as relações íntimas e pessoais,