A importância do trabalho em Equipe

A discussão mais organizada sobre este tema remonta ao início do aprofundamento sobre a Qualidade Total. Nesta época o trabalho em equipe era o “segredo” do próprio resultado do processo, cantado em verso e prosa.

A compreensão inicial entendia que bastava juntar algumas pessoas e solicitar-lhes que chegassem ao resultado.

Sugeria-lhes autonomia e responsabilidades. Definia-se metas e prazos. Cediam-lhes locais e horários. Deu-se, até, importância!

Mas, mesmo nos trilhos da Qualidade Total, os resultados foram pífios.

Desencantou os crédulos e incentivou os céticos.

Surgiram convicções como: “trabalhar em equipe reduz o rítmo das soluções”; “o grupo inibe as melhores propostas”; “em equipe alguns carregam o piano e os outros observam” , entre outras considerações.

Mas, foi notório, faltava prática e melhor análise. Mas, em suma, por falta de melhores resultados o trabalho em equipe foi um pouco desacreditado.

Sem dúvida algumas propostas desenvolvem-se de maneira não linear. Muitas vezes uma boa idéia perece por falta de amadurecimento e melhor compreensão do contexto global. É como se surgissem um pouco antes do tempo. No Marketing isso é comum, o mercado deve amadurecer.

Porém parece que o princípio tinha mais fundamento do que parecia a princípio porque novas necessidades do trabalho em equipe voltaram á discussão.

Novas técnicas, fundamentadas na administração mais participativa, solicitavam maior envolvimento e funcionamento em equipe.

O resgate da visão de processo (na minha visão uma das maiores contribuições à administração em geral), a necessidade de ganhos de tempo e produtividade com as células de produção e as equipes de engenharia simultânea, começaram a impulsionar o aprofundamento da compreensão sobre o trabalho em equipe, muitas vezes por meio da tentativa e erro, mas aprendeu-se mais.

Também não foi um esforço de resultado imediato mas, tinha objetivo mais definido. Não era, apenas, a equipe para o resultado mas, principalmente, a equipe como forma para o resultado. É princípio de gestão, não somente técnica!

E o processo começou a amadurecer, junto com as pessoas.

Vamos fazer uma comparação: – Você já cantou em coral? Um grupo coral tem que ter harmonia. É básico. Lógico que há os cantores solos, que no seu momento, por razões da sua habilidade, destacam-se da equipe de cantores mas, em seguida ao solo retornam à harmonia necessária ao conjunto para o melhor resultado e sob o comando de um maestro. Os cantores solos não podem destacar-se quando o solicitado é a harmonia de vozes. Destoaria o conjunto e prejudicaria o resultado geral. Todos têm sua contribuição. Você já ouviu a contribuição importante dos cantores que fazem a segunda voz? Pois é!

Este é um ponto importante no trabalho em equipe. Lógico que em uma equipe as pessoas não são iguais. Até porque uma das contribuições fundamentais das equipes é a sua riqueza de diferenças. Temos que ter opiniões diferentes, baseadas nas diferentes experiências, formações e pontos de vista. É a contribuição da diversidade, “pedra de toque” do melhor resultado. Uma equipe também existe para contestar posições estabelecidas. Nelson Rodrigues já dizia “a unanimidade é burra”!

E hoje, uma exigência tem contribuído significativamente para fortalecer a necessidade do trabalho em equipe. Refiro-me à exigência atual de conhecimentos das mais diferentes especialidades que a nova tecnologia tem solicitado. Ninguém poderia acumular, sozinho, todas as áreas de conhecimento necessários para o melhor atendimento das nossas necessidades atuais. Dependemos de uma equipe como nunca jamais aconteceu.

Portanto, vamos aprender!

Similar Articles

Eficiência X Eficácia 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. 2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o
E Vc, o que pensa? Nova série de vídeos (10 a 15 m) sobre temas em Gestão de Pessoas com abordagem que levanta questões e reflexões.
Breve reflexão sobre o p... Capítulo do livro "Será que minha empresa é assim"? Lançado em ebook e com lançamento presencial para o 3o. trimestre de 202
Porque feedback é preser... PORQUE FEEDBACK É FATOR DE SAÚDE MENTAL Do estigma da crítica a protetor da saúde mental Interessante comentar, rapidamente, como surgiu esse tema. Como muitas outras coisas
Feedback na era digital A IMAGEM É A MENSAGEM Sem dúvida não podemos continuar fazendo a nossa comunicação e oferecendo feedback da forma como fazíamos.Tudo evolui, principalmente quando somos influenciados por
Apresentação: Implantan... Apresentação no CBTD 22
PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Depoimentos sobre o curso... Obs. Omitimos os nomes dos depoentes por não termos solicitado a autorização para divulgação via site. ” O treinamento foi uma rica troca de experiências e um
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Treinamento: FEEDBACK �... Data: 28 de setembro de 2017  – das 8:30 ás 18:00hs Local: Rua Cunha, 51 (a duas quadras do Shopping e Metrô Santa Cruz) Investimento: R$ 880,00
Dicas de Feedback Índice dos capítulos do Livro “Dicas de Feedback” de Bernardo Leite Moreira   1-      A comunicação 2-      Como surgiu o feedback 3-      O que é Feedback? 4-   Porque precisamos do feedback? 5- 
Teoria da Conexão –... Parece coisa de internet, não é? Realmente é a primeira lembrança da expressão.  “Estamos conectados” Mas é muitíssimo mais antiga que a internet, que a informática ou outra
Espaço Conhecer http://www.ozaza.com.br/trabalhos/espaco_conhecer/
Empreender palestra Empreendedorismo Coorporativo: ( reconhecida como uma das melhores palestras sobre o tema no mercado). Síntese: Fator inerente aos tempos atuais de busca de diferenciais competitivos e do

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *