Release – TI Verde

 

O Prof. Bernardo Leite, renomado consultor e palestrante na área de comportamento organizacional, proferiu, na última 3ª. feira, 13 de outubro, a palestra: Aspectos da Formação Profissional da área de Tecnologia da Informação, por ocasião do Congresso TI Verde, realizada pela Sucesu, com apoio do Senac.

A abordagem do Prof. Bernardo foi bastante provocativa, incitando a platéia, composta por profissionais de T.I., a refletir sobre a posição da área de T.I. nas empresas e sua prontidão para assumir a filosofia de uma T.I. Verde, isto é, controlando e harmonizando a relação com o Meio Ambiente e reduzindo custos, principalmente de energia.

Prof. Bernardo comentou que a formação do profissional de T.I. é eminentemente técnica e altamente sujeita á obsolescência.

Salientou a importância da Cultura Organizacional na implantação de processos de base filosófica, como é o caso da proteção do meio ambiente e teceu alguns comentários sobre os desafios para essa empreitada, como segue:

 

  • A melhor atuação com a Carreira em Y.
  • A reflexão sobre a área de T.I. e sua posição na estrutura das empresas. Prof. Bernardo salientou que a área sente-se á parte da estrutura formal das empresas e, normalmente, mantém “vida própria”, influenciada pelo forte apelo do “outsourcing”, distanciando-se da estrutura convencional e adotando comportamento próprio e autônomo.
  • Reforçou, também, que algumas características do perfil do profissional de T.I. necessitam de reflexão para provocar uma inflexão estratégica dessa área nos negócios, como, por exemplo:
    • Como administrar a obsolescência planejada (hardware e software), nótoria no segmento, e uma visão de longo prazo que possibilite refletir a manutenção do meio ambiente para o futuro do planeta?
    • Outro aspecto ressaltado refere-se á característica empreendedora do profissional de T.I., que o torna mais independente e, ás vezes, solitário (faz com as próprias mãos).
  • Finalmente ele reforça que a aplicação do chamado “Bônus Verde” deve privilegiar alguns pontos importantes para atingir essa população:
    • Respeitar a vontade política da organização
    • Envolver de maneira planejada todos os stakewolders
    • E equilibrar as ações de: redução de custos; recompensas e uma preocupação predominante em manter coerência e princípios para estabelecimento de uma conscientização autentica e responsável.

Similar Articles

Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 40o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Afinal, qual é a da Aval... Em principio a questão colocada no título deste artigo parece não ter razão de ser. Afinal a Avaliação de Desempenho tem por objetivo avaliar o desempenho dos
Relacionamento e Competê... Não há resultados duradouros sem uma adequada administração do Relacionamento Interpessoal na equipe. Ele interfere no ambiente de trabalho, no nível de colaboração e sinergia entre as
Projeto Encontrho –... Dia 09.12 estaremos no Projeto Encontrho, realização da Fenix Editora, com a Palestra: O Feedback na relação Clientes e Fornecedores Internos.  Evento acontecerá na Estação de Treinamento ABTD
Mais um Encontrho da Fên... Bernardo Leite ministrará a palestra “Relacionamento Interpessoal e Feedback – Uma parceria de Sucesso.” no próximo dia 20.04 em mais umEncontrho promovido pela Fênix Editora. Para mais informações clique aqui
Como definir Feedback A tradução literal nos leva a: “retroalimentação”. Até o corretor do word o traduz como: “opinião, realimentação”. Mas, sem dúvida, feedback não é opinião! Não posso imaginar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *