O Prof. Bernardo Leite, renomado consultor e palestrante na área de comportamento organizacional, proferiu, na última 3ª. feira, 13 de outubro, a palestra: Aspectos da Formação Profissional da área de Tecnologia da Informação, por ocasião do Congresso TI Verde, realizada pela Sucesu, com apoio do Senac.
A abordagem do Prof. Bernardo foi bastante provocativa, incitando a platéia, composta por profissionais de T.I., a refletir sobre a posição da área de T.I. nas empresas e sua prontidão para assumir a filosofia de uma T.I. Verde, isto é, controlando e harmonizando a relação com o Meio Ambiente e reduzindo custos, principalmente de energia.
Prof. Bernardo comentou que a formação do profissional de T.I. é eminentemente técnica e altamente sujeita á obsolescência.
Salientou a importância da Cultura Organizacional na implantação de processos de base filosófica, como é o caso da proteção do meio ambiente e teceu alguns comentários sobre os desafios para essa empreitada, como segue:
- A melhor atuação com a Carreira em Y.
- A reflexão sobre a área de T.I. e sua posição na estrutura das empresas. Prof. Bernardo salientou que a área sente-se á parte da estrutura formal das empresas e, normalmente, mantém “vida própria”, influenciada pelo forte apelo do “outsourcing”, distanciando-se da estrutura convencional e adotando comportamento próprio e autônomo.
- Reforçou, também, que algumas características do perfil do profissional de T.I. necessitam de reflexão para provocar uma inflexão estratégica dessa área nos negócios, como, por exemplo:
- Como administrar a obsolescência planejada (hardware e software), nótoria no segmento, e uma visão de longo prazo que possibilite refletir a manutenção do meio ambiente para o futuro do planeta?
- Outro aspecto ressaltado refere-se á característica empreendedora do profissional de T.I., que o torna mais independente e, ás vezes, solitário (faz com as próprias mãos).
- Finalmente ele reforça que a aplicação do chamado “Bônus Verde” deve privilegiar alguns pontos importantes para atingir essa população:
- Respeitar a vontade política da organização
- Envolver de maneira planejada todos os stakewolders
- E equilibrar as ações de: redução de custos; recompensas e uma preocupação predominante em manter coerência e princípios para estabelecimento de uma conscientização autentica e responsável.