Workaholic X Worklover

A diferença entre estes dois “conceitos” ou “estado de espírito” se deve, em alguma medida, ao clima do local de trabalho, mas não tenho dúvida, depende principalmente do posicionamento pessoal do profissional. Algo como “viver para trabalhar ou trabalhar para viver”.

A maneira como se encara a profissão e as responsabilidades inerentes é determinante para a escolha entre os dois estados.

Inevitável pensar em “momentos” de muita competitividade, mas os dois “estados de espírito” descritos existem há muito tempo, isto é, ser um “viciado” no trabalho (workaholic) ou um “amante” do trabalho (worklover) são comportamentos que sempre existiram. E sempre caracterizaram um comportamento de muita dedicação ao trabalho (por vezes excessiva dedicação).

Mas sempre trouxeram consequências diferentes!

Qualquer atividade apresenta dificuldades, e desafios. Temos que enfrenta-los e sempre nos perguntar: Porque escolhi este caminho?

Algumas vezes nos comportamos de determinada maneira, no que se refere ao trabalho, sem uma explicação plausível.

No comportamento do “workaholic” encontramos algumas disfunções importantes como:

Pode ser fator de insegurança (preciso fazer mais para “parecer” competente).

Pode ser fuga (estou melhor aqui que em casa / ou / preciso não pensar em outra coisa).

Pode ser fruto de um objetivo compulsivo (preciso conquistar isso / ou / não posso deixar de acompanhar tudo).

Ou simplesmente não tem explicação. Mas sempre será um comportamento inadequado.

O comportamento do “worklover” pode ser parecido com o do “workaholic” no que se refere á dedicação, mas se fundamenta em uma base mais saudável e produtiva.

Sabemos que trabalhar demais nem sempre é produtividade ou resultado. É importantíssimo “trabalhar bem”, isto é: ter foco, reconhecer a direção estratégica, identificar prioridades e, se for líder, saber submeter-se ás normas, mais do que apenas criar normas.

 É voz corrente que quando se faz o que se gosta consegue-se resultados melhores. É quase que um privilégio.

E se Você estiver pensando assim: “É não tive essa sorte”, creia que o problema está mais em sua concepção de trabalho do que no que faz. Afinal, ser útil, por mais simples que possa ser a atividade, é uma enorme oportunidade. Com frequência não conseguimos fazer tudo que planejamos, mas isso não é fracasso. Entenda a sua agregação de valor, a sua contribuição. Não tenha dúvida, sempre há!

 

Por isso aqui vão algumas comparações entre esses dois perfis:


WORKHOLIC

  • ·         O trabalho é fonte de pressão e stress;
  • ·         No fim de semana costumo me queixar do trabalho;
  • ·         Não consigo ficar longe do trabalho;
  • ·         Sinto-me inseguro (algo como a síndrome de abstinência);
  • ·         Busco atender expectativas dos outros;
  • ·         Tenho que trabalhar muito para demonstrar Capacidade.

 

Ser workaholic é determinado por fatores de insegurança e por pressões externas.
 

WORKLOVER

  • ·         Trabalho é fonte de satisfação;
  • ·         No fim de semana penso sobre o trabalho e sobre as expectativas;
  • ·         Consigo me afastar, apesar de que qualquer situação me leva a pensar em oportunidades para ele;
  • ·         Busco realizações;
  • ·         Tenho que melhorar sempre para atender minhas expectativas.

 

Ser worklover é determinado por escolhas e por pressões internas.

Similar Articles

Porque feedback é preser... PORQUE FEEDBACK É FATOR DE SAÚDE MENTAL Do estigma da crítica a protetor da saúde mental Interessante comentar, rapidamente, como surgiu esse tema. Como muitas outras coisas
Há uma lógica nos plano... Sem dúvida um tema de importância estratégica para a gestão de pessoas e até para os resultados organizacionais. Mas, na minha visão, tem sido trabalhado de forma
O lado negro da “força” Star Wars é de 1980, mas essa visão particular da estória de RH é uma análise de quem viveu e vive essa "arte"
Por que o porquê pede o ... Vc sabem MESMO qual sua intenção???
Efeitos do feedback Vc pode saber o que disse, mas nem sempre o que o outro entendeu. Pergunte!
Eficiência X Eficácia 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. 2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o
E Vc, o que pensa? Nova série de vídeos (10 a 15 m) sobre temas em Gestão de Pessoas com abordagem que levanta questões e reflexões.
Breve reflexão sobre o p... Capítulo do livro "Será que minha empresa é assim"? Lançado em ebook e com lançamento presencial para o 3o. trimestre de 202
Feedback na era digital A IMAGEM É A MENSAGEM Sem dúvida não podemos continuar fazendo a nossa comunicação e oferecendo feedback da forma como fazíamos.Tudo evolui, principalmente quando somos influenciados por
Apresentação: Implantan... Apresentação no CBTD 22
PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Depoimentos sobre o curso... Obs. Omitimos os nomes dos depoentes por não termos solicitado a autorização para divulgação via site. ” O treinamento foi uma rica troca de experiências e um
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
ROTATIVIDADE FORÇADA: UM... Matéria de 1983 - Boletim APAS - Associação Paulista de Supermercado sobre um tema recorrente. Por Bernardo Leite
Dicas de Feedback Índice dos capítulos do Livro “Dicas de Feedback” de Bernardo Leite Moreira   1-      A comunicação 2-      Como surgiu o feedback 3-      O que é Feedback? 4-   Porque precisamos do feedback? 5- 
EMPREENDEDORISMO E GESTÃ... ASSESSORIA A EMPREENDEDORES INICIAIS E EMPRESÁRIOS A REALIZAÇÃO DESSA ASSESSORIA PODE SER REALIZADA POR MEIOS DIGITAIS OU PRESENCIAIS. A DEFINIÇÃO DA FORMA E DA RELAÇÃO COMERCIAL DEPENDERÁ
Teoria da Conexão –... Parece coisa de internet, não é? Realmente é a primeira lembrança da expressão.  “Estamos conectados” Mas é muitíssimo mais antiga que a internet, que a informática ou outra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *