1- A Comunicação

  1. – A comunicação

Vamos iniciar pela Comunicação. Para melhor entendimento vamos analisar como podemos entender essa palavra:

:

COMUNIC    AÇÃO

Isto é: Ação Comum, ou

Fazer com que a mensagem seja “comum” (isto é = igual) aos dois: Emissor e Receptor.

Dessa forma a Comunicação existe quando o Receptor entende a mensagem como o Emissor queria que entendesse.

Simples, não é?

Então, a mensagem no quadro de avisos é uma Comunicação?

Não sei. Se quem a leu entendeu como o Emissor queria que entendesse então é uma comunicação, mas se não entendeu da mesma forma, então não houve comunicação.

Bem, só como comentário, eu já me peguei tentando entender o que escrevi ontem. Já aconteceu com Você?

Pois é! Como considerar certo que os outros vão entender?

Em suma comunicação é um processo muito difícil.

Tanto que costumo afirmar que: “no mínimo 100% das empresas tem problemas de comunicação”. No mínimo.

Mas a primeira impressão é de que comunicação é tão simples porque já nascemos comunicando. Afinal as mães e os pediatras identificam sete tipos de choro na criança  (de fome, de dor, de sono, de manhã, etc). E se esse choro é entendido então é comunicação.

E por parecer simples não damos a devida atenção a esse fato.

E aqui surge o feedback como um recurso para garantir que houve Comunicação.

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