1- A Comunicação

  1. – A comunicação

Vamos iniciar pela Comunicação. Para melhor entendimento vamos analisar como podemos entender essa palavra:

:

COMUNIC    AÇÃO

Isto é: Ação Comum, ou

Fazer com que a mensagem seja “comum” (isto é = igual) aos dois: Emissor e Receptor.

Dessa forma a Comunicação existe quando o Receptor entende a mensagem como o Emissor queria que entendesse.

Simples, não é?

Então, a mensagem no quadro de avisos é uma Comunicação?

Não sei. Se quem a leu entendeu como o Emissor queria que entendesse então é uma comunicação, mas se não entendeu da mesma forma, então não houve comunicação.

Bem, só como comentário, eu já me peguei tentando entender o que escrevi ontem. Já aconteceu com Você?

Pois é! Como considerar certo que os outros vão entender?

Em suma comunicação é um processo muito difícil.

Tanto que costumo afirmar que: “no mínimo 100% das empresas tem problemas de comunicação”. No mínimo.

Mas a primeira impressão é de que comunicação é tão simples porque já nascemos comunicando. Afinal as mães e os pediatras identificam sete tipos de choro na criança  (de fome, de dor, de sono, de manhã, etc). E se esse choro é entendido então é comunicação.

E por parecer simples não damos a devida atenção a esse fato.

E aqui surge o feedback como um recurso para garantir que houve Comunicação.

Similar Articles

Apresentação: Implantan... Apresentação no CBTD 22
PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Depoimentos sobre o curso... Obs. Omitimos os nomes dos depoentes por não termos solicitado a autorização para divulgação via site. ” O treinamento foi uma rica troca de experiências e um
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
ACONTECEU DIA 29.10 O lançamento de um livro é uma atividade social e de compartilhamento com os amigos próximos e queridos. Por isso sua presença nos permitiu alcançar esse objetivo.   
Nem aplausos nem vaias. U... NEM APLAUSOS NEM VAIAS, UM SILÊNCIO DE MORTE O título deste texto é um trecho da música Cabaré, de João Bosco e Aldir Blanc e reflete, com
A relação (e as diferen... A atuação em Coaching não objetiva proceder a uma avaliação do desempenho do “cliente” no processo. O Coach (denominação dada ao profissional que executa o Coaching) pode
Liderança Comportamental LIDERANÇA COMPORTAMENTAL     Muito se fala e se escreve sobre a questão da Liderança. Tema recorrente pela própria circunstância da mutação contínua que a Liderança enseja
Você é um negociador? Esta é uma pergunta desnecessária. Por mais que não nos damos conta disso, todos somos negociadores. Negociar é, antes de tudo, um ato de relacionamento e, como