- – A comunicação
Vamos iniciar pela Comunicação. Para melhor entendimento vamos analisar como podemos entender essa palavra:
:
COMUNIC AÇÃO
Isto é: Ação Comum, ou
Fazer com que a mensagem seja “comum” (isto é = igual) aos dois: Emissor e Receptor.
Dessa forma a Comunicação existe quando o Receptor entende a mensagem como o Emissor queria que entendesse.
Simples, não é?
Então, a mensagem no quadro de avisos é uma Comunicação?
Não sei. Se quem a leu entendeu como o Emissor queria que entendesse então é uma comunicação, mas se não entendeu da mesma forma, então não houve comunicação.
Bem, só como comentário, eu já me peguei tentando entender o que escrevi ontem. Já aconteceu com Você?
Pois é! Como considerar certo que os outros vão entender?
Em suma comunicação é um processo muito difícil.
Tanto que costumo afirmar que: “no mínimo 100% das empresas tem problemas de comunicação”. No mínimo.
Mas a primeira impressão é de que comunicação é tão simples porque já nascemos comunicando. Afinal as mães e os pediatras identificam sete tipos de choro na criança (de fome, de dor, de sono, de manhã, etc). E se esse choro é entendido então é comunicação.
E por parecer simples não damos a devida atenção a esse fato.
E aqui surge o feedback como um recurso para garantir que houve Comunicação.