Relacionamento Interpessoal e Feedback – Uma parceria de Sucesso.

Como se garantir resultados sustentáveis?
É tão surpreendente afirmar que teremos muito mais resultados se o ambiente entre as pessoas for bom!
Afinal, precisaríamos afirmar isso?
Infelizmente parece que sim, mesmo que o fator gregário do ser humano seja unanimidade, desde os primórdios da civilização.
No entanto, admitimos, manter um relacionamento interpessoal adequado é esforço diário, não é um fato natural.
Encontramos razões mais diversas possíveis para não “simpatizar” com alguém. Desde uma mal entendido, passando pelas preferências dos chefes, resvalando nas competições sobre tudo até…não sabemos porque, mas “não gosto dele (dela).
O tema é bem abrangente, mas como temos que ser objetivos vamos direto ao ponto. A base do relacionamento interpessoal é: o Relacionamento Intrapessoal.
Isso é: se o relacionamento interpessoal refere-se aos outros, o Relacionamento Intrapessoal responde á “como nos relacionamento conosco”. Ou seja, como enfrentamos nosso maior inimigo.
É neste ponto que temos que nos deparar com todos os fatores que fazem e fizeram parte de nossas vidas. De forma geral dentro de um raciocínio de causa e efeito, afinal nós somos o que fazemos e o que sentimos.
Estamos falando de desenvolvimento e do seu primeiro passo, o autoconhecimento. Não poderemos exercer uma ação efetiva de desenvolvimento sem esse esforço inicial de autoconhecimento. No próprio planejamento estratégico organizacional iniciarmos pela identificação dos pontos fortes e fracos.
É aqui que o Feedback dá sinal de vida. Já afirmamos que não há desenvolvimento sem feedback. Por exemplo, qual a nossa expectativa após a prova? Resposta: A nota, ou seja, o feedback.
Não conseguiremos desenvolver sem o feedback que também nos possibilita ter uma melhor compreensão de como os outros nos vêem. Que imagem eles tem de mim? Como trabalhar a percepção dentro das organizações.
Tudo isso para que? Definitivamente, para melhorar a produtividade e ter mais lucro. Sem qualquer dúvida.
E é nesse ponto que salientamos: Quando vão dar o crachá para a Emoção? Que estória é essa de dizer que contratamos só o profissional (a pessoa fica lá fora)?
Ou deixe os seus problemas pessoais do lado de fora da empresa! (será que existe um guarda malas do tipo: guarda problemas – deixe aqui os seus problemas e retire após o expediente).
Já está mais que na hora de enfrentarmos essa situação de maneira objetiva e….humana.
Para encerrar vou comentar um fato ocorrido durante umas das pesquisas de Grogory Bateson (pensador e pesquisador inglês da área de comportamento em geral): analisava-se o processo de aprendizagem dos golfinhos. A cada dia de treinamento era reforçado um novo tipo de salto dando-se um peixe para o golfinho quando desse o salto esperado.
Um fator importante é que o golfinho só ganhava um peixe (reforço) se o salto fosse novo (saltos antigos não eram reforçados).
Os golfinhos são, reconhecidamente, inteligentes e, em 15 dias estavam prontos para um espetáculo.
Mas Bateson percebeu um detalhe estranho pois o treinador jogava peixes ao golfinho fora do treinamento. Bateson questionou por que. O treinador respondeu: “Ah, é para manter as coisas amigáveis, naturalmente. Afinal, se não tivermos um bom relacionamento ele não vai se dar ao trabalho de aprender alguma coisa” .

Pois é, golfinhos!

Similar Articles

Há uma lógica nos plano... Sem dúvida um tema de importância estratégica para a gestão de pessoas e até para os resultados organizacionais. Mas, na minha visão, tem sido trabalhado de forma
O lado negro da “força” Star Wars é de 1980, mas essa visão particular da estória de RH é uma análise de quem viveu e vive essa "arte"
Por que o porquê pede o ... Vc sabem MESMO qual sua intenção???
Efeitos do feedback Vc pode saber o que disse, mas nem sempre o que o outro entendeu. Pergunte!
Eficiência X Eficácia 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. 2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o
E Vc, o que pensa? Nova série de vídeos (10 a 15 m) sobre temas em Gestão de Pessoas com abordagem que levanta questões e reflexões.
Breve reflexão sobre o p... Capítulo do livro "Será que minha empresa é assim"? Lançado em ebook e com lançamento presencial para o 3o. trimestre de 202
Porque feedback é preser... PORQUE FEEDBACK É FATOR DE SAÚDE MENTAL Do estigma da crítica a protetor da saúde mental Interessante comentar, rapidamente, como surgiu esse tema. Como muitas outras coisas
Feedback na era digital A IMAGEM É A MENSAGEM Sem dúvida não podemos continuar fazendo a nossa comunicação e oferecendo feedback da forma como fazíamos.Tudo evolui, principalmente quando somos influenciados por
Apresentação: Implantan... Apresentação no CBTD 22
PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Depoimentos sobre o curso... Obs. Omitimos os nomes dos depoentes por não termos solicitado a autorização para divulgação via site. ” O treinamento foi uma rica troca de experiências e um
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Você é um negociador? Esta é uma pergunta desnecessária. Por mais que não nos damos conta disso, todos somos negociadores. Negociar é, antes de tudo, um ato de relacionamento e, como
Avaliação de Desempenho... Analise o fluxograma e compare com o processo de Avaliação de sua empresa.  
PEG – Programa de E... Programa de Educação Continuada abrange áreas fundamentais da Gestão. Módulos sequenciais ou individuais.
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenha dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Pré lançamento Livro &#...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *