1- A Comunicação

  1. – A comunicação

Vamos iniciar pela Comunicação. Para melhor entendimento vamos analisar como podemos entender essa palavra:

:

COMUNIC    AÇÃO

Isto é: Ação Comum, ou

Fazer com que a mensagem seja “comum” (isto é = igual) aos dois: Emissor e Receptor.

Dessa forma a Comunicação existe quando o Receptor entende a mensagem como o Emissor queria que entendesse.

Simples, não é?

Então, a mensagem no quadro de avisos é uma Comunicação?

Não sei. Se quem a leu entendeu como o Emissor queria que entendesse então é uma comunicação, mas se não entendeu da mesma forma, então não houve comunicação.

Bem, só como comentário, eu já me peguei tentando entender o que escrevi ontem. Já aconteceu com Você?

Pois é! Como considerar certo que os outros vão entender?

Em suma comunicação é um processo muito difícil.

Tanto que costumo afirmar que: “no mínimo 100% das empresas tem problemas de comunicação”. No mínimo.

Mas a primeira impressão é de que comunicação é tão simples porque já nascemos comunicando. Afinal as mães e os pediatras identificam sete tipos de choro na criança  (de fome, de dor, de sono, de manhã, etc). E se esse choro é entendido então é comunicação.

E por parecer simples não damos a devida atenção a esse fato.

E aqui surge o feedback como um recurso para garantir que houve Comunicação.

Similar Articles

Eficiência X Eficácia 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. 2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o
E Vc, o que pensa? Nova série de vídeos (10 a 15 m) sobre temas em Gestão de Pessoas com abordagem que levanta questões e reflexões.
Breve reflexão sobre o p... Capítulo do livro "Será que minha empresa é assim"? Lançado em ebook e com lançamento presencial para o 3o. trimestre de 202
Porque feedback é preser... PORQUE FEEDBACK É FATOR DE SAÚDE MENTAL Do estigma da crítica a protetor da saúde mental Interessante comentar, rapidamente, como surgiu esse tema. Como muitas outras coisas
Feedback na era digital A IMAGEM É A MENSAGEM Sem dúvida não podemos continuar fazendo a nossa comunicação e oferecendo feedback da forma como fazíamos.Tudo evolui, principalmente quando somos influenciados por
Apresentação: Implantan... Apresentação no CBTD 22
PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Depoimentos sobre o curso... Obs. Omitimos os nomes dos depoentes por não termos solicitado a autorização para divulgação via site. ” O treinamento foi uma rica troca de experiências e um
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Workshop de Feedback R... Dia 02 de Outubro próximo no Espaço Conhecer. Saiba mais.
Velejando e aprendendo &#... Materia P&N
Valores e propósito Valores e propósito Valores, missão e visão são fatores indeléveis do negócio e determinam seus procedimentos e posturas éticas. Direcionam as ações organizacionais para o objetivo. Propósito
Como anda sua Avaliação... Você sabia que 20% das empresas não realiza feedback dos resultados da Avaliação de desempenho aos subordinados? E sabia que o primeiro trimestre é o preferido pelas
Faça a diferença!!! Momentos de crise, de eleições, de dificuldades, de dólar estratosférico, de dúvidas e ansiedades. Momentos de decisão. Momentos de reflexão! Pontos de dificuldades, pontos de oportunidade para