A importância da Convenção de Vendas

A convenção de Vendas é um evento realizado pelas empresas com o objetivo de realinhamento da Força de Vendas quanto aos resultados obtidos no ano que se encerra e nas estratégias e metas estabelecidas no próximo ano.
Normalmente este evento tem diversos objetivos como, por exemplo:
Aglutinar, integrar e motivar a Força de Vendas (por isso, a Convenção de Vendas é muitas vezes “uma festa”). Frequentemente são realizadas em locais diferenciados como grandes hotéis, com palestras motivacionais, churrascos, shows, etc.
Este objetivo tem grande importância na mobilização das equipes. Sentir que se faz parte de uma empresa que busca agregar e mobilizar gera motivação e orgulho!
Analisar os resultados do período que se encerra, apresentando resultados e dificuldades do ano e analisando novas ações. Pode-se fazer uma análise do segmento e vislumbrarem-se tendências do mercado para orientação das ações da Força de Vendas. Estas informações são apresentadas pelos Diretores Comerciais e, algumas vezes, até pelo próprio presidente da Empresa. Deve-se dar importância política para a Convenção de Vendas.
Preocupação particularmente importante para o alinhamento de objetivos e para definir-se “foco” nas ações. Serve, também, como “feedback” e reorientação das ações.
Apresentar as metas do próximo período.
Esta ação é estratégica na Convenção de Vendas. A expectativa de realiza-las em locais aprazíveis são para gerar, na Força de Vendas, otimismo e “garra” para o enfrentamento das metas. Normalmente são aplicadas dinâmicas de grupos ou jogos de empresas para fortalecer a equipe nos objetivos e na ação de vendas. Tem função de treinamento e reciclagem das equipes.
A PROGRAMAÇÃO:

Frequentemente procura-se definir uma ação temática para as convenções, com frases de efeito que agreguem Força e Determinação como objetivos. Na ação temática desenvolve-se:
Tema Central (geralmente desafiantes e suportados por banners, bandeiras, camisetas, bonés, etc)
Pastas, check lists, portfólios de novos produtos, etc.
Decoração (capricham nisso, pois sabem que o ambiente deve favorecer o envolvimento da equipe).
Não há uma duração padrão na Convenção de Vendas, apesar de que a maioria a realiza em três dias.
Mas, em suma, a programação é subdividida da seguinte maneira:

1º. Dia:
· Recepção dos convencionais.
· Apresentação dos objetivos e da agenda do evento
· Uma palestra ou atividade de treinamento para funcionar como “preparação” do espírito dos convencionais para os desafios a serem apresentados.
2º. Dia:
· Normalmente é a parte “hard” da Convenção quando são apresentados os números e resultados do período que se encerra.
· Fase importante de análise conjunta. Normalmente desenvolve-se trabalhos em grupos ou “workshop’s” com os participantes para análise e levantamento de sugestões.
· Ao final do dia e á noite a equipe organizadora tem grande atividade para tabular as sugestões e propostas para apresentação no dia seguinte.

3º. Dia:
· É o dia das definições, metas e desafios!
· É neste momento que, algumas vezes, o próprio Presidente da Empresa apresenta os desafios para o próximo ano.
· Aos Diretores Comerciais cabe a responsabilidade de apresentar os números e ações específicas para os grupos (região ou equipes).
· Conclui-se o dia com um coquetel. Festeja-se o sucesso! O objetivo é fomentar credibilidade ás metas e desafios.

Obs. Na programação pode-se entremear atividades lúdicas e desafiantes para “treinar” a capacidade de enfrentamento de desafios. Aplica-se como um treinamento e fator motivador.
Já tivemos “cases” de: “criação de uma escola de samba”, com tema alusivo á empresa e de reforço dos objetivos / teatro com a participação dos convencionais encenando esquetes de temas pré-definidos / jogos, etc.

A Convenção pode realizar-se em duração menor que esses três dias que apresentamos, mas os temas devem ser seguidos para que se alcance os resultados esperados.

É sem dúvida uma ação estratégica! Os profissionais das equipes de vendas têem características comportamentais que se aplicam, objetivamente, ás atividades das Convenções. Tem forte componente motivacional mas, na nossa avaliação, o melhor resultado está no alimento estratégico de objetivos e de “leitura” do mercado para adequação das ações.

Consulte-nos para palestras ou organização de sua Convenção de Vendas.

Similar Articles

Relacionamento > Diferenc... Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator estratégico e diferencial para os resultados. Mas, respeitando o título, afirmo que
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Congresso de Recursos Hum... Já está confirmada a presença do Prof. Bernardo Leite na edição 2012. Com o tema central – O Impacto do RH como Departamento Estratégico. A participação do Prof. Bernardo Leite será
WORKSHOP: As novas tendê...   Data: 16 de Novembro de 2017  – das 8:30 ás 12:30hs Local: Rua Cunha, 51 (a duas quadras do Shopping e Metrô Santa Cruz) Investimento: R$ 250,00
Sete regras do Feedback Há uma prática convencional no mercado empresarial de se dar feedback após a tabulação dos dados da Avaliação de Desempenho. Evidente que a eficácia do feedback não
Depoimento – Projet... “É com prazer que comunicamos á Vocês que o resultado do evento realizado dia 18 de fevereiro passado, foi muito positivo para todos os participantes, não só
Uma análise sobre o posi... (ou, porque não basta bom sistema de gestão para a empresa ter sucesso!). Nesta última década do milênio foi notável, na postura dos executivos em geral, a

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *