- Valores e propósito
Valores, missão e visão são fatores indeléveis do negócio e determinam seus procedimentos e posturas éticas. Direcionam as ações organizacionais para o objetivo.
Propósito é a definição da razão do porque fazemos o que fazemos. Em última análise é o legado que pretendemos deixar para a comunidade em geral.
A missão inspira e nos permite permanecer no caminho, enquanto essa missão for adequada, mas o Propósito permanece. Posso e devo mudar a estratégia, mas meu compromisso com as minhas mais elevadas expectativas de realização precisa ser mantido.
A raça humana se aprimora em seus princípios e valores consignando um objetivo de realização que extrapole os limites do concreto e financeiro. Já afirmei, em capítulos anteriores, sobre a enorme importância de um objetivo mais amplo, algo como uma “bandeira” (uma ideia) que represente nosso objetivo maior nessa vida, nosso legado, nosso destino como unidade diferenciada neste contingente de pessoas que povoam nosso planeta.
Dessa forma as Metas Sociais estão em clara ascensão nas organizações evidenciando uma nova postura das organizações junto á sociedade.
Sem dúvida McLuhan também foi profético quando cunhou o termo “Aldeia Global”, visualizando as raízes da globalização. Tudo bem posso parecer muito otimista em imaginar situações facilitadas para esse objetivo, mas independente das dificuldades essa é a estrada certa. Trilhemos por ela ou não.
H – É eu acho um pouco otimista demais.
Veja Halter, James Tobin, economista norte americano agraciado com o Prêmio Nobel de 1981 tem uma frase mais ou menos assim: “o otimismo não funciona, mas o pessimismo sim”. Sinteticamente.
Novas gerações ocupam grandes espaços nas organizações e, com elas, novas posturas e valores são realçados. Há um reforço da ética. É inevitável que com o aumento da educação e do acesso ás informações tenhamos a possibilidade de agregar as pessoas em torno de um objetivo.
Também sei que as tentativas de manipulação e controle continuarão sendo um impeditivo para uma convivência mais pacífica e descontraída. Mas, temos a chance Halter.
A questão do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e o comprometimento com questões como: Sustentabilidade, Ética, respeito á natureza e outros posicionamentos de reforço da humanidade definem algumas necessidades.
Os novos colaboradores procuram carreira, desenvolvimento, universalização e, uma CAUSA.
Afinal não pode ser somente: “a maximização do retorno para os acionistas”!
Há algo mais no processo que precisa ser cuidado com muito mais atenção pelas organizações em geral.
Nossos colaboradores precisam sentir, mais que os objetivos econômicos, uma chamada especial para fazer valer o seu caminhar. Precisam ter orgulho! As organizações não poderão estar ao largo desses objetivos e dessas necessidades. Terão que complementar essa expectativa das pessoas de forma geral. Talvez demore, sem dúvida, mas é um caminho.