Apresentação do Livro Dicas de Feedback

Não há desenvolvimento sem feedback. Esta afirmação, que repetiremos algumas vezes, serve para iniciar nossa apresentação deste “Dicas de Feedback”.
O que Vc acha da frase. “Preciso lhe dar um feedback”! Sabemos que ela, normalmente, provoca uma preocupação do tipo: onde foi que errei?
Dessa forma, o feedback recebe uma injustiçada imagem de algo impertinente e de indisfarçável incômodo. Mas, quem não precisa disso?
Infelizmente, a prática do feedback tem causado má impressão. Gestores desavisados, ou mesmo professores, pais e até amigos, muitas vezes imbuídos da melhor das intenções, têm causado mais mal do que bem. Não estou incluindo nisso os de má-fé, que, por meio do feedback, querem mais prejudicar do que ajudar, até porque nada
melhor que má ação de feedback, ou de pseudo-feedback, como vamos ver neste livro, para derrubar a autoestima e a motivação de qualquer ser humano, por mais forte que seja.
Feedback tem de ser planejado, e é uma arte praticá-lo. É importante adquirir alguma habilidade para promover o feedback, porque ele está presente em todos os momentos da nossa vida, não só nas questões profissionais. Com nossos filhos, utilizamos o feedback constantemente e, algumas vezes, recebemos também.
Com namorados, cônjuges, amigos etc., é feedback toda hora.
Precisamos tomar cuidado para evitar uma série de situações que distorcem completamente o verdadeiro efeito de um bom e desejável feedback.
Alguns cuidados que devem ser observados:
• local para o feedback;
• tom de voz;
• “timing” inadequado;
• objetivo distorcido;
• informações superficiais;
• percepção equivocada;
• definição clara do objetivo.
E DESEJÁVEL, porque é essa a sensação que deveríamos ter de uma ação que:
• nos permite rever posicionamentos inadequados;
• orienta o nosso desenvolvimento para o alvo correto;
• monitora o processo de aprendizagem;
• nos motiva;
• melhora o nosso desempenho;
• melhora o nosso relacionamento;
• faz com que tenhamos o controle das nossas ações e da nossa própria vida.
E não se iludam, não vivemos sem feedback. Aliás, qual a nossa ansiedade após a prova? A nota, logicamente, ou seja, o feedback.
É sobre isso que trata este nosso texto.
Primeiro, vamos entender melhor o conceito e sua aplicação. É fundamental entender o verdadeiro objetivo. Vamos, também, integrar essas duas ferramentas indispensáveis
ao bom resultado: Feedback e Comunicação.
Em seguida, trataremos do feedback da Avaliação de Desempenho. Como preparar, onde estão as maiores dificuldades e como enfrentá-las. Mostraremos uma pequena pesquisa que fizemos com profissionais de empresas em vias de proceder ao feedback da Avaliação de Desempenho.
Vamos tratar também do feedback no dia a dia. Aquele que pode ser considerado o melhor treinamento que conhecemos. Prático e, como sempre afirmamos, uma responsabilidade de todo gestor. Outro aspecto que destacaremos é a Percepção, isto é, como cada um de nós percebe a realidade. Esse ponto é particularmente importante na gestão, porque uma afirmação que podemos fazer sobre esse assunto é: Você não é o que pensa ser, mas o que os demais percebem.

Similar Articles

Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
PRÁTICAS DE FEEDBACK �... Problemas de comunicação interna, confrontos de expectativas versus realidade e também de reconhecimento e valorização das pessoas, tem causado grandes problemas para o clima organizacional e consequentemente
Faça a diferença!!! Momentos de crise, de eleições, de dificuldades, de dólar estratosférico, de dúvidas e ansiedades. Momentos de decisão. Momentos de reflexão! Pontos de dificuldades, pontos de oportunidade para
Liderança Comportamental Síntese: As teorias de liderança normalmente tratam da forma como se deve liderar. Mas está mais do que na hora de se focar o próprio líder. A
Eficiencia e Eficácia EFICIÊNCIA é: fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
A crise é destino? Será que estou presumindo que crises são castigos para nós? Bem, a chamada é sobre a crise, mas meu alvo é discutir o destino. A crise é

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *