Apresentação do Livro Dicas de Feedback

Não há desenvolvimento sem feedback. Esta afirmação, que repetiremos algumas vezes, serve para iniciar nossa apresentação deste “Dicas de Feedback”.
O que Vc acha da frase. “Preciso lhe dar um feedback”! Sabemos que ela, normalmente, provoca uma preocupação do tipo: onde foi que errei?
Dessa forma, o feedback recebe uma injustiçada imagem de algo impertinente e de indisfarçável incômodo. Mas, quem não precisa disso?
Infelizmente, a prática do feedback tem causado má impressão. Gestores desavisados, ou mesmo professores, pais e até amigos, muitas vezes imbuídos da melhor das intenções, têm causado mais mal do que bem. Não estou incluindo nisso os de má-fé, que, por meio do feedback, querem mais prejudicar do que ajudar, até porque nada
melhor que má ação de feedback, ou de pseudo-feedback, como vamos ver neste livro, para derrubar a autoestima e a motivação de qualquer ser humano, por mais forte que seja.
Feedback tem de ser planejado, e é uma arte praticá-lo. É importante adquirir alguma habilidade para promover o feedback, porque ele está presente em todos os momentos da nossa vida, não só nas questões profissionais. Com nossos filhos, utilizamos o feedback constantemente e, algumas vezes, recebemos também.
Com namorados, cônjuges, amigos etc., é feedback toda hora.
Precisamos tomar cuidado para evitar uma série de situações que distorcem completamente o verdadeiro efeito de um bom e desejável feedback.
Alguns cuidados que devem ser observados:
• local para o feedback;
• tom de voz;
• “timing” inadequado;
• objetivo distorcido;
• informações superficiais;
• percepção equivocada;
• definição clara do objetivo.
E DESEJÁVEL, porque é essa a sensação que deveríamos ter de uma ação que:
• nos permite rever posicionamentos inadequados;
• orienta o nosso desenvolvimento para o alvo correto;
• monitora o processo de aprendizagem;
• nos motiva;
• melhora o nosso desempenho;
• melhora o nosso relacionamento;
• faz com que tenhamos o controle das nossas ações e da nossa própria vida.
E não se iludam, não vivemos sem feedback. Aliás, qual a nossa ansiedade após a prova? A nota, logicamente, ou seja, o feedback.
É sobre isso que trata este nosso texto.
Primeiro, vamos entender melhor o conceito e sua aplicação. É fundamental entender o verdadeiro objetivo. Vamos, também, integrar essas duas ferramentas indispensáveis
ao bom resultado: Feedback e Comunicação.
Em seguida, trataremos do feedback da Avaliação de Desempenho. Como preparar, onde estão as maiores dificuldades e como enfrentá-las. Mostraremos uma pequena pesquisa que fizemos com profissionais de empresas em vias de proceder ao feedback da Avaliação de Desempenho.
Vamos tratar também do feedback no dia a dia. Aquele que pode ser considerado o melhor treinamento que conhecemos. Prático e, como sempre afirmamos, uma responsabilidade de todo gestor. Outro aspecto que destacaremos é a Percepção, isto é, como cada um de nós percebe a realidade. Esse ponto é particularmente importante na gestão, porque uma afirmação que podemos fazer sobre esse assunto é: Você não é o que pensa ser, mas o que os demais percebem.

Similar Articles

O feedback na palestra Estamos nos referindo à BÚSSOLA que o feedback nos permite na COMUNICAÇÃO ORAL. Isto é, no diálogo com a equipe, no contato com superiores hierárquicos e, principalmente,
Há uma lógica nos plano... Sem dúvida um tema de importância estratégica para a gestão de pessoas e até para os resultados organizacionais. Mas, na minha visão, tem sido trabalhado de forma
O lado negro da “força” Star Wars é de 1980, mas essa visão particular da estória de RH é uma análise de quem viveu e vive essa "arte"
Por que o porquê pede o ... Vc sabem MESMO qual sua intenção???
Efeitos do feedback Vc pode saber o que disse, mas nem sempre o que o outro entendeu. Pergunte!
Eficiência X Eficácia 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. 2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o
E Vc, o que pensa? Nova série de vídeos (10 a 15 m) sobre temas em Gestão de Pessoas com abordagem que levanta questões e reflexões.
Breve reflexão sobre o p... Capítulo do livro "Será que minha empresa é assim"? Lançado em ebook e com lançamento presencial para o 3o. trimestre de 202
Porque feedback é preser... PORQUE FEEDBACK É FATOR DE SAÚDE MENTAL Do estigma da crítica a protetor da saúde mental Interessante comentar, rapidamente, como surgiu esse tema. Como muitas outras coisas
Feedback na era digital A IMAGEM É A MENSAGEM Sem dúvida não podemos continuar fazendo a nossa comunicação e oferecendo feedback da forma como fazíamos.Tudo evolui, principalmente quando somos influenciados por
Apresentação: Implantan... Apresentação no CBTD 22
PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Depoimentos sobre o curso... Obs. Omitimos os nomes dos depoentes por não termos solicitado a autorização para divulgação via site. ” O treinamento foi uma rica troca de experiências e um
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
Melhorando resultados por... De forma geral podemos considerar que dispomos de três tipos de recursos em nossas organizações. Eles são: ·         Recursos Materiais que são: as instalações, edifícios, equipamentos, matérias
Globalização Interna da...  (O autor deste texto, André Ambrósio Abranczuc,  consultor empresarial, foi funcionário, como executivo responsável pela área de Qualidade Total, da primeira implantação do Programa da Rede Clientes e Fornecedores
Para quem você trabalha? Uma das expressões mais utilizadas atualmente nos processos de gestão é “ENTREGA”. A palavra espelha a agregação de valor de um profissional, de uma área ou da
Avaliação de Desempenho... Invista no aperfeiçoamento de seus gestores com a expertise de Bernardo Leite em Avaliação de Desempenho. Aproveite as exigências legais da sua Avaliação de Desempenho e entregue,
Receita para implantar me... O tema desta nossa edição refere-se a uma ação empresarial muito necessária, neste momento, e de grande potencia quanto aos resultados, que causa, na empresa e na

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *