LIDERANÇA COMPORTAMENTAL
Muito se fala e se escreve sobre a questão da Liderança. Tema recorrente pela própria circunstância da mutação contínua que a Liderança enseja em seus princípios e na constante adequação da ação ás necessidades mutantes dos seres humanos e das organizações.
Mudam os negócios e o mercado, mudam as empresas, mudam as pessoas, muda a liderança. Princípio de adaptação e sobrevivência da espécie.
As teorias sobre a liderança normalmente tratam da forma como se deve liderar. Estilos, técnicas e ferramentais que não atendem a flexibilidade necessária para o enfrentamento dessas novas e rápidas mudanças. Foca-se o liderado, os grupos e suas peculiaridades.
Mas, está mais do que na hora de se focar o próprio líder.
Ele é a alternativa ás imprevisibilidades do momento atual, quando as exigências extrapolam o convencional e experimentado, levando as pessoas a enfrentarem situações absolutamente novas e desconhecidas.
A Escola Comportamental e mesmo a Psicologia Comportamental tratam da relação direta de causa e efeito e do próprio homem como medida. Ora, “o homem é a medida de todas as coisas” (Protágoras – 480 a.C.), reforçando o “Penso, logo existo” (Descartes – 1600).
Como ser líder, portanto, se não me tornar a medida? E como se tornar a medida se não aprender a “Liderar a si próprio!”.
O líder é o guia e é responsável por outras pessoas. As competências da Liderança têm peso próprio e, além disso, e principalmente, posição estratégica porque influenciam a competência de seus liderados. Ao líder cabe desenvolvê-los.
Liderança é, portanto, “influenciar as ações dos outros” (Krausz).
Por isso “liderar é, antes de tudo, liderar a si próprio”.
Construir uma visão é fator determinante para se conseguir liderar a si próprio. É definir um “alvo”. É necessário tomar-se as decisões de hoje com olhos no futuro que se deseja. É a realização de seus dons. É fazer a diferença! Para si próprio e para os outros a quem destinamos nossas causas. A visão inclui valores, emoção e princípios. O líder tem que ser a medida e ter uma visão nos possibilita operacionalizar as nossas expectativas.
Mas não inventamos nossa Visão, nós a encontramos! E ter visão nos possibilita tomar decisões com “alvo”.
Sem dúvida este é o condicionante das decisões. Afinal: “uma boa decisão é resultado de um bom julgamento. O bom julgamento é resultado da experiência. E a experiência é, muitas vezes, resultado de um mau julgamento”.
Portanto, em qualquer decisão pergunte-se antes: Qual o meu motivo?
Isso quer dizer: O que pretendo? O quero causar? Quanta influência negativa está envolvendo meu julgamento? Afinal, estou só pretendendo dar o troco?
“Não dá para resolver um problema com o mesmo raciocínio que o causou (Einstein)”.
De outra forma precisamos de coerência e consistência. Não teremos resultados imediatamente. É necessário trabalhar-se para isso (ás vezes muito). Sucesso ou insucesso não são experiências que ocorrem da “noite para o dia”. São feitas de pequenas decisões ao longo do caminho. Nós somos as nossas escolhas.
E nossas escolhas são fruto de um bom planejamento estratégico. Todos temos necessidades de uma boa visão estratégica. Disso decorre analisarem-se nossos pontos fortes e nossos pontos fortes. Entendermos as necessidades de parcerias e de desenvolvimento.
Tomar uma decisão significa escolher e escolher significa perder algo. Porter considera que uma empresa tem uma estratégia quando ela define o que “não faz”.
Não podemos fazer tudo. Temos que escolher e dar “foco” ás nossas ações e decisões.
O foco é mágico! Permite que coloquemos nossos melhores recursos no objetivo a ser atingido. Afinal, “gerenciar é trabalhar com a escassez!”.
E, por isso, temos que aprender a trabalhar com nossos recursos mais preciosos: nossos liderados.
São eles que nos permitem resultados.
Então:
– Definam padrões elevados.
– Lembre-se de que sucesso é conseqüência de foco de longo prazo (“a demora de Deus não é uma negativa!”).
– e Tenha uma crença! Acredite e saiba que “apenas Você poderá determinar o seu caminho”.
Reforce a iniciativa da sua equipe (Você erra 100% dos chutes que não dá!). Permita a tentativa.
– Por isso procure vislumbrar oportunidades e dar a direção.
Mas ao ouvir uma idéia procure “dormir com ela”. Isto é, não se precipite em dar sua opinião. Veja-a por outros ângulos. Ocupe-se em direcionar, não em fazer.
– Esteja junto, principalmente daqueles que fazem. Delegue a ação, nunca a responsabilidade. Acredite e faça-os acreditar que se não der certo Você é o responsável pelo fracasso. Se todos entenderem isso eles não deixarão que fracasse. É muito mais fácil aceitarmos o fracasso quando somos os únicos responsáveis por ele. Quando o responsável é o outro, que acreditou na ação, não aceitamos que fracasse.
– Cuidado para não melhorar muito as novas idéias! É provável que Você possa, mas não deve. Leve os outros a fazerem isso. Não lhes tire a paternidade. Aguarde para melhorar no processo. Lembre-se: “Uma boa idéia não sobrevive sem alguém apaixonado por ela”.
– E, finalmente, pense grande! Avalie, acredite e Ouse. Faça com que eles imaginem possibilidades maiores. E teremos resultados maiores nos negócios e, principalmente, na auto-estima dos nossos liderados.
Bernardo Leite Moreira