Feedback é o princípio, mas Feedforward é o objetivo!

O jogo de palavras do título busca identificar a importância desses dois conceitos fundamentais da gestão de pessoas e a sua interrelação e complementação.
Isto é, enquanto o Feedback identifica necessidades e reorienta a ação para o resultado o Feedforward direciona o caminho para o futuro do desenvolvimento.
Feedforward é “olhar para a frente”, é buscar otimizar os potenciais de cada profissional e, dessa forma, monitorar o processo de desenvolvimento para o futuro.
É o Coaching para o Futuro.
Sempre afirmamos em nossos cursos: “Podemos mudar o futuro, não o passado”. E “pensar” o futuro é construir um caminho de soluções.
Definimos Feedback como “reorientação” que se configura como uma ação do gestor no monitoramento de seus subordinados e equipes em busca do melhor resultado.
E esse é um ponto fundamental, pois conhecer seu posicionamento atual (feedback) é principio básico do autoconhecimento e referencia.
Referencia é importante. Utilizei, em palestras, um exemplo oportuno:
Em um Shopping, quando temos que encontrar determinada loja procuramos o painel de informações que nos permite localizar a loja que desejamos. O painel nos informa onde fica a loja, em qual piso e qual o caminho que deveremos trilhar para encontrá-la.
Em seguida é só ir para a loja? Não!!!
Precisamos saber onde estamos para nos posicionar.
Assim é no processo de desenvolvimento.
O autoconhecimento é o primeiro passo no processo de desenvolvimento e autodesenvolvimento. Temos que ter a consciência da necessidade para empregar nossos melhores recursos nessa empreitada.
Em seguida fazemos uso do processo de Feedforward. Como é isso?
Partimos da necessidade identificada, por exemplo, no processo de Avaliação de Desempenho e formalizada pela devolutiva no Feedback. Como gosto de ressaltar isso também deve ocorrer no processo do feedback do dia a dia. Assim vamos conhecer qual a percepção que projeto na organização (para meu superior e, em alguns casos, para meus pares, clientes internos, subordinados, etc). Esse passo vai nos posicionar frente ás necessidades e nos dar sinais da realidade circunstante.
Com base nisso vamos olhar para o futuro com a metodologia do Feedforward, da seguinte forma:
· Que comportamento posso escolher para focar o meu processo de desenvolvimento (o que devo mudar, ou otimizar, ou melhorar). Foco é importantíssimo.
· O que faço bem? Frequentemente focamos as ações de desenvolvimento apenas nos pontos negativos, mas dificilmente seremos excelente nesses pontos negativos. Posso e devo melhora-los, mas não focar apenas nisso. Como afirmamos em nossos cursos: “É preciso muito mais esforço para melhorar uma área de baixa competência do que evoluir da competência para a Excelência”. Esse é o foco do Feedforward: o nosso potencial para desenvolvimento!
· Dessa forma vou concentrar meus esforços nas oportunidades e nas soluções. A relação chefia subordinado se reforça por meio de melhoria do relacionamento por meio da sinergia e cooperação.
· O monitoramento da chefia sobre o desenvolvimento do subordinado adquire características de Coaching onde a intervenção de orientação e sugestões se faz presente de maneira consistente. A aceitação para mudanças é facilitada.
· Reduz o “Você e assim” e reforça o “Você pode ou deverá ser…” A ação do gestor aproxima-se mais da colaboração e orientação do que da crítica. Pode passar a ser visto como algo positivo.
· Ficamos mais distantes do “julgamento” e nos aproximamos da “orientação” e do Coaching (treinadores) no nosso papel de Gestores. É o encontro com a Missão da Liderança.
Finalmente, nossa intenção neste artigo é demonstrar todo o potencial da sinergia entre essas duas ferramentas determinantes da eficácia em gestão de pessoas.
Esperamos que aproveitem.

Bernardo Leite
Autor do livro: Dicas de Feedback

Similar Articles

PRÉ LANÇAMENTO DO NOVO ... SERÁ QUE A MINHA EMPRESA É ASSIM? Esse é um livro que trata do comportamento humano. Sem dúvida procura dar foco nos aspectos do Comportamento Organizacional, mas
Treinamento on-line ̵... Treinamento on-line em 3 módulos (dias 23, 26 e 30 de novembro / horário de 9h ás 11:40min)
Depoimentos do treinament... Depoimentos referente avaliação do treinamento de Avaliação de Desempenho e práticas de Feedback realizada pelo Idepro nas dependências da ABTD
De perto ninguém é norm... Texto referente ao 43o. Capítulo do novo Livro do Prof. Bernardo Leite: Será que minha Empresa é assim? Está na editora para lançamento em breve.
Criando Cultura de Feedba... A Cultura de Feedback pode ser considerada uma revolução nas relações internas e na dinãmica de desenvolvimento profissional nas Organizações
Relacionamento > Diferenc... Relacionamento > Diferencial para o amanhã (Estamos iniciando a Era do Reconhecimento) Presumo não haver dúvida sobre o fato de que o relacionamento sempre foi um fator
O novo enfoque da Avalia... O novo enfoque da Avaliação de Desempenho As grandes mudanças no ambiente empresarial e a necessidade de maior aproximação com os objetivos organizacionais alteram substancialmente, os procedimentos
Você está confortável?... Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que é um grande risco não tenham dúvida! Um dos exemplos que utilizo para demonstrar
O lado negro da “força” Toda profissão tem seu “lado negro” no mau uso de suas funções, mas nos interessa a área de RH, onde temos conhecimento de causa. Talvez a mais
O programa dos novos 5 S Porque os 5 s – programa criado no Japão em 1950 está tendo sucesso atualmente? A ferramenta ” programa dos 5 s” surgiu no Japão em 1950,
Recrutamento, o primo pob... O processo seletivo nas organizações é uma das atividades de RH de maior valor agregado aos resultados do negócio. É a porta de entrada dos insumos de
Gestão de Pessoas para p... 1. A abordagem de gestão para profissionais de formação técnica tem sido uma prática freqüente da nossa atuação. 2. O caráter estratégico do desenvolvimento em gestão é
Pesquisa sobre a Prática...   1 – AMOSTRAGEM: Quantidade: 380 profissionais 50% – nível gerencial / diretoria 30% – Supervisores 20% – Técnicos 2 – LOCAL:  Dados levantados por ocasião de cursos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *